Suas solicitações para cartão de crédito ou empréstimo são sempre negadas? Pode ser que o seu score de crédito esteja abaixo da média para acessar esses produtos. Mas, saiba que é possível reverter a situação com algumas atitutes simples – e elas só dependem de você. Neste artigo, vamos te apresentar 10 estratégias comprovadas para aumentar o seu score no Serasa!
O Serasa Score é o maior indicador de risco utilizado pelas instituições financeiras para ceder ou não crédito aos clientes.
Sempre que solicitamos crédito a uma instituição financeira, ela utiliza este termômetro para saber se somos bons ou maus pagadores!
Existem pontuações de outras empresas, como SPC, SCPC ou Boa Vista, por exemplo. Mas o Serasa Score é, de longe, o mais consultado pelos bancos e fintechs!
Por esse motivo, você deve dar mais atenção a ele! Ler este artigo é o primeiro passo para aumentar a sua pontuação. Então, vamos começar?
Conheça melhor o Serasa Score
Ao longo da sua vida como consumidor, você conquista uma pontuação junto ao Serasa. O Serasa é um dos maiores órgãos de proteção ao crédito do país.
A pontuação, ou nota, obtida junto ao órgão, é baseada no perfil de comportamento financeiro, e se tornou um norte para as instituições financeiras. Através dela, os bancos decidem se vale a pena ou não disponibilizar crédito a um indivíduo.
A nota vai de 0 a 1.000 pontos. Portanto, quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade na hora de ter financiamentos, empréstimos e cartões de crédito aprovados.
Tem boa pontuação quem costuma realizar pagamentos em dia. Não possuir dívidas em aberto conta e muito na hora de ter um bom Score de crédito no Serasa. Já deixar de pagar as obrigações coloca a sua nota lá embaixo.
Dicas de como aumentar o seu score

O acesso ao crédito é uma ferramenta poderosa. Utilizando-a corretamente, podemos realizar sonhos, expandir negócios e solucionar emergências.
O cartão de crédito, por exemplo, é um item extremamente importante na vida do brasileiro. Tudo fica mais difícil quando não temos crédito aprovado pelo banco.
Se você se encontra com score baixo, é possível que as portas do mercado de crédito estejam fechadas para você. Mas, isso não precisa durar muito tempo!
Confira, abaixo, 10 estratégias para aumentar a sua pontuação do Serasa Score. Depois disso, estará nas suas mãos escancarar as portas deste precioso mercado para você. Vamos lá?
1 – Atualize os dados de cadastro
Procure atualizar os seus dados no Serasa através do aplicativo ou site oficial da instituição. Informações atualizadas significam que você está à disposição para contato.
Dados antigos ou até mesmo incorretos irão prejudicar a sua pontuação. Portanto, certifique-se de que as suas informações pessoais estejam corretas e exatas.
Um cadastro confiável, consequentemente, terá pontuações mais elevadas.
2 – Negocie e pague as suas dívidas
Você tem dívidas em aberto? Caso não saiba, é bom verificar! Dívidas sempre diminuem a pontuação no Score, pois indicam às credoras que não temos o hábito de pagar por elas.
Agora pense comigo: você emprestaria dinheiro a alguém que não vai te pagar? Com certeza, não. Pois é, o banco também pensa assim!
Para aumentar a sua pontuação, entre em contato com seus credores. Negocie as dívidas para um valor que caiba no orçamento e quite-as o quanto antes!
3 – Pague as contas em dia
Pagar as contas em dia, ou até mesmo antes da data do vencimento, conta muito a seu favor! Para ter um Score alto, esqueça o pagamento mínimo do cartão de crédito. Pague sempre o valor integral.
Trocar a data do vencimento para dias mais favoráveis, como o que você recebe o salário, é uma boa estratégia. Cadastrar os pagamentos no débito automático é melhor ainda!
Portanto, aumente a confiabilidade das instituições em você. Isso refletirá no seu Serasa Score!
4 – Acompanhe o seu Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um serviço do Serasa que permite com que empresas coletem dados positivos a seu respeito. Antes dele, as empresas coletavam apenas os dados negativos. É claro que isso não ajudava em nada no Score.
Até o início de 2019, o serviço só era ativado com solicitação do consumidor. Atualmente, o serviço é automático e tem ajudado milhares de consumidores a aumentarem suas pontuações.
5 – Movimente suas contas bancárias
Movimentar as suas contas correntes ou poupanças contribui para a sua pontuação. Para que se deslocar até casas lotéricas ou agências? Você pode muito bem pagar contas e fazer transferências pelo aplicativo do seu banco.
Atualmente, a maioria dos bancos não cobra nada por estes serviços essenciais. Quanto mais você movimenta a sua conta, maiores as chances de aumentar o seu Serasa Score! Por isso, aproveite bem os recursos, utilizando sempre que precisar.
6 – Evite emprestar o seu nome
Um parente negativado pede, encarecidamente, o seu nome para tirar algum produto no crédito. Eu já passei por isso, e sabe qual foi o resultado? O tal parente nunca pagou a dívida, e o meu nome ficou sujo.
Isso acontece com frequência. Portanto, não empreste o seu nome a ninguém. O acesso ao crédito é uma poderosa ferramenta para a construção do nosso patrimônio, e não deve ser arriscado.
7 – Tenha relações sólidas com as empresas
Quanto mais tempo de relacionamento com uma empresa, maior o seu histórico de crédito. Sendo assim, utilizar um único cartão de crédito por um longo período de tempo contará a seu favor.
As relações de confiança são construídas ao longo do tempo. Com os bancos e financeiras, não é diferente. Mantenha o limite do seu cartão e do cheque especial disponíveis por grandes limites de tempo e mantenha o seu acesso ao crédito vivo!
8 – Não comprometa mais do que 30% do seu crédito

O quanto você utiliza do seu limite de crédito também é considerado pelo Serasa na hora de montar o Score. Por exemplo: você tem R$ 10 mil de limite, mas consome tudo? Isso não conta a seu favor.
O ideal é que você não comprometa mais do que 30% do seu limite. Utilizar tudo é um mal sinal. Caso você precise de mais limite, entre em contato com o banco e solicite um aumento.
9 – Tenha cuidado com os golpes
A gente sabe que a internet está cheia de golpes! Nunca acredite em propostas para aumentar o seu Score rapidamente, pois não é assim que funciona.
Aumentar a sua pontuação demanda um bom tempo de novos comportamentos financeiros. Portanto, fuja dessas ofertas.
Quite as suas dívidas, adore hábitos responsáveis em relação ao dinheiro e deixe o tempo passar. É assim que se aumenta o Score!
10 – Não caia nos mitos
Muitas dicas para aumentar o Serasa Score são mitos. Colocar o seu CPF no cupom fiscal, por exemplo, é um deles. Aumento de salário também não conta, tá?
Como vimos ao longo deste artigo, aumentar o Score depende única e exclusivamente do seu comportamento financeiro!
Então, ponha as mãos na massa e abra as portas do mercado de crédito por você mesmo. Simples assim!
Agora que você já sabe tudo o que precisa fazer para aumentar o seu Serasa Score, comece já a colocar em prática! Aproveite para conferir outras matérias sobre finanças pessoais aqui no blog CiClick!
