Toda empresa que deseja evoluir deve traçar novos objetivos anualmente. Pensando nisso, o blog Ciclick traz, no artigo de hoje, exemplos de metas Smart. Você já ouviu falar sobre elas?
Levar a sua empresa para um patamar mais elevado vai exigir, de você, planejamento. A gente sabe que definir objetivos é uma tarefa grande, porém simples. Já executar os passos para atingi-los…isto, sim, é o mais difícil.
Daí, a importância de investir nas estratégias certas – e uma delas é a das metas Smart. Elas vão auxiliar a sua empresa a definir as melhores rotas a percorrer para alcançar o objetivo traçado!
Mas, afinal de contas, o que são as metas Smart? Quais são os exemplos de metas Smart? Como aplicá-las no dia a dia do seu negócio? E, na prática, o que elas significam para uma empresa? Para descobrir as respostas, é só conferir a leitura deste artigo até o final!
Metas Smart – O que são?
A solução para ajudar times de empresas a definir onde querem chegar. Esta é a definição ideal para a utilização das metas Smart na prática.
As metas são definidas por 5 critérios claros. Cada letra da palavra Smart representa a inicial de um desses critérios. Vejamos:
- S – Specific (específico)
- M – Measurable (mensurável)
- A – Attainable (atingível)
- R – Relevant (relevante)
- T – Time Based (prazo)
De acordo com George T. Doran, o criador das metas Smart, a aplicação das mesmas torna mais fácil traçar um caminho rumo aos objetivos.
Ainda segundo ele, ter clareza do que se quer é muito importante para o cumprimento das metas e para a realização de objetivos. Você pode, por exemplo, traçar uma meta como “ganhar dinheiro”. Mas, será que você tem alguma clareza de como ou quando vai conseguir? É aí onde as metas Smart entram. Confira abaixo!
S – Specific – Específico
De acordo com Doran, uma meta, para ser cumprida, deve ser o mais clara e específica possível.
Digamos que o seu objetivo seja, de fato, ganhar mais. Então, você deve se fazer algumas perguntas, para torná-lo ainda mais específico.
Exemplos: Por que você deseja ganhar mais dinheiro? Quanto, exatamente, precisa juntar? Em quanto tempo? De onde virá esse dinheiro extra? A ideia é chegar em um objetivo direto e que esteja bem claro na sua mente.
M – Measurable – Mensurável
George acredita que cada meta deve ser o mais mensurável possível – ela deve ter indicadores do quanto você está se aproximando ou se afastando do seu objetivo.
É importante que seja possível acompanhar o quão perto você está de atingir aquela meta específica. Assim, você sempre saberá o que está faltando quando o assunto é “chegar lá”.
Mas, fique atento: nem sempre, o que vai indicar o seu avanço ou regresso serão indicadores numerais. Em determinadas situações, acompanhar o seu desenvolvimento será o bastante.
A – Attainable – Atingível
Nada de metas impossíveis. A regra é clara: a meta do seu time deve ser atingível, palpável – ou seja, corresponder a probabilidades reais.
Quando for traçar as metas para a empresa, certifique-se de que elas estão próximas da realidade. Essas sim, são verdadeiros exemplos de meta Smart. Manter o pé no chão sempre será uma boa escolha na hora de tomar decisões.
Ao estabelecer metas inalcançáveis, são grandes as chances da sua equipe acabar desanimando, enquanto a meta fica ainda mais longe de ser atingida.
R – Relevant – Relevante
Um exemplo de meta Smart tem sempre relevância para o crescimento do seu negócio como um todo. Você deve saber, exatamente, quais serão os impactos de atingir essas metas para a sua empresa.
Quanto maior for a relevância – ou seja, quanto mais frutos surgirem com o cumprimento da meta -, mais motivação o seu time terá para atingi-las o quanto antes.
Portanto, busque traçar objetivos que trarão impactos reais para a sua empresa e para o seu time.
T – Time Based – Com prazo
Por último, Doran afirma que, para uma equipe atingir uma meta Smart, ela deve ter prazo para acontecer. Um tempo específico, com data limite para ser alcançada.
Dependendo de qual for a meta, podem ser dias, semanas, meses ou até anos. Por exemplo: para juntar o seu primeiro milhão de reais, talvez você precise de alguns anos. Mas, para criar o hábito de ir à academia, você só precisará de alguns dias.
Vai de acordo com o que for mais adequado. A data limite é importante, também, para o acompanhamento do desenvolvimento da sua equipe em direção ao objetivo principal ao longo do tempo.
Portanto, podemos concluir que uma meta Smart deve ser específica, precisa ter acompanhamento de resultados, ser realista, ser relevante e data de validade para ser alcançada!
O que você acha de utilizar esses exemplos de metas Smart para impulsionar os seus negócios? Se curtiu o nosso artigo, não deixei de compartilhá-lo nas suas redes sociais! Aproveite também para conferir outros artigos da aba Finanças, aqui no blog CiClick!
