Se você é MEI ou dono de um pequeno negócio, ter um cartão de crédito se torna fundamental para o seu dia a dia. Afinal, ter uma ferramenta que te ajuda a crescer ou enfrentar os momentos de dificuldade é uma forma de proteger a saúde financeira do seu empreendimento. Por isso, vamos te contar tudo sobre o cartão de crédito do BNDES para MEI e pequenos empresários.
Quem decide se aventurar no mundo do empreendedorismo começa a entender a importância do crédito para a expansão do negócio. Nesse sentido, o cartão BNDES é um respiro para o empreendedor que enfrenta um momento de crise e vê até o seu negócio ameaçado.
Para começar, ele oferece juros mais baixos. Além disso, oferta crédito descomplicado e simples, com a intenção de fazer a sua empresa crescer. É uma oportunidade única de comprar equipamentos ou insumos necessários a juros baixíssimos.
Quer saber mais sobre o cartão de crédito que promete alavancar o seu negócio? Então, continue a leitura deste artigo para aprender tudo sobre el. No final, a gente ainda te mostra como solicitar o seu cartão BNDES ainda hoje. Vamos lá?
Você conhece o BNDES?

Nós, do blog CiClick, nos preocupamos com a sua segurança. Por isso, antes de apresentar um produto, costumamos falar um pouco sobre a empresa por trás do mesmo.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social é popularmente conhecido pela sigla BNDES. Trata-se de uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Economia. A sede fica na cidade do Rio de Janeiro.
Seu principal objetivo é oferecer financiamentos e investimentos em todas as áreas da economia nacional. Atualmente, o BNDES é um dos maiores bancos públicos do mundo!
A empresa visa, ainda, apoiar empreendedores com foco na geração de novos empregos e potencialização da renda e inclusão social.
Como funciona o cartão BNDES?
Muitos MEIs ainda não sabem, mas o mercado é repleto de oportunidades de crédito exclusivas para eles. O BNDES oferece uma delas: o seu cartão de crédito!
Ele vem como uma saída para os empreendedores que utilizam o cartão de crédito pessoal para injetar capital nas suas empresas. Afinal, sabemos que não é muito inteligente misturar vida pessoal com trabalho, não é?
Aproveite para conferir o nosso artigo sobre como separar gastos e organizar as finanças da sua empresa
O cartão pode te auxiliar na compra de equipamentos para a empresa, assim como para expandir os negócios. Ele é exclusivo para micro e pequenos empresários. Ou seja: não existe versão para pessoa física.
Outra vantagem do cartão BNDES é que os juros, em caso de atraso no pagamento da fatura, são os mais baixos do mercado: apenas 1,05% ao mês. Normalmente, taxas de atraso para cartões de crédito são altíssimas.
O limite pré-aprovado pode chegar até R$ 2 milhões de reais. Para completar, existe ainda um financiamento automático, em até 48 parcelas fixas. E o melhor: também com juros mais baixos.
Quais os pré-requisitos para solicitar?
Antes de mais nada, para solicitar o cartão BNDES é preciso estar formalizado com CNPJ. Também é necessário que a sua atividade faça parte das Políticas Operacionais de Crédito do BNDES.
As documentações exigidas são:
- Certificado de regularidade FGTS
- Comprovante de regularidade quanto a entrega da RAIS
- Declaração de legalização perante órgãos públicos
- Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União – CND ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União – CPEND
Está com os documentos em mãos? O próximo passo, então, é escolher um dos bancos credenciados para solicitar o cartão.
Confira, abaixo, os bancos que têm permissão para emitir o cartão BNDES para MEI:
- Banco Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- SICOOB
- Banco do Brasil
- Itaú Unibanco
- Banrisul
- BRDE
Como a solicitação pode ser feita em diversos bancos, é preciso checar a questão da taxa de anuidade com cada um deles. Mas, já adiantamos que a grande maioria não cobra nenhuma taxa pelo cartão.
Se o banco escolhido negar a sua solicitação, é possível realizar um novo pedido, escolhendo outro banco. Simples assim.
Saiba que todas as instituições emissoras do cartão de crédito BNDES podem cobrar a Tarifa de Abertura de Crédito. No entanto, existe um valor limite para essa taxa: 2% do valor do crédito concedido.
Quais as vantagens de ter um cartão BNDES?
Estamos falando de um cartão que oferece total liberdade para que o empresário invista os recursos no próprio negócio. Assim, ele aproveita melhor todas as oportunidades que surgirem.
Você é quem vai decidir a melhor maneira de utilizar o seu cartão. Pode usar para expandir a sua equipe de marketing, comprar novos equipamentos ou criar novos setores, por exemplo. Portanto, a escolha é sua!
Veja os setores que aceitam o cartão BNDES como forma de pagamento:
- Eletrodomésticos e eletrônicos
- Educação, esporte E lazer
- Industria Têxtil
- Cursos
- Franquias
- Máquinas/Equipamentos
- Insumos
- Embalagens
- Informática
- Papelaria
- Setor Cultural
- Móveis e colchões
- Software
- Materiais de construção
- Utilidades
- Veículos
Como solicitar o meu cartão BNDES?
Se você chegou até aqui, já está por dentro de todas as vantagens que o cartão de crédito BNDES oferece para MEI. Atende aos pré-requisitos? Então, que tal solicitar o seu cartão e começar a usufruir de todos os benefícios o quanto antes?
Preparamos um passo a passo para te mostrar, de forma simples e prática, como funciona o processo de solicitação. Clique no botão abaixo e veja como garantir o seu cartão BDNES ainda hoje!

