Você sabe o que significa consumismo? A palavra está atrelada ao consumo exacerbado de produtos que, na realidade, não precisamos. Quer entender melhor sobre o assunto e repensar os seus hábitos de compra? Então, vale a pena conferir a nossa lista com 7 filmes atuais sobre consumismo que você precisa assistir o quanto antes!
Pode parecer inofensivo, mas o consumismo é como uma droga, capaz de destruir vidas e famílias inteiras. No entanto, na nossa sociedade capitalista, as pessoas são cada vez mais “seduzidas” pela ideia de que comprar (ou seja, “ter”) traz satisfação, status e felicidade.
Depois que a revolução industrial aconteceu, aumentando a produção de quase tudo, o consumo se tornou uma grande parte do nosso dia a dia. E agora, com as compras online, tudo está a um simples “clique” de distância.
No artigo de hoje, queremos te fazer refletir a respeito dessa questão. Será que não estamos comprando muito além do que é realmente necessário? Que males o consumo desenfreado gera para o nosso planeta? E o que poderá acontecer com o nosso meio ambiente nos próximos anos?
Confira abaixo a nossa lista com 7 filmes sobre consumismo que te farão refletir a respeito do seu próprio consumo. Preparado? Então, vamos lá!
1 – Delírios de consumo de Becky Bloom

Esta deliciosa comédia conta a história de uma jovem moça que tem um problema muito grave: ela é uma compradora compulsiva. Só que o destino dela muda quando uma revista de finanças a convida para ajudar leitoras a economizarem e serem controladas com seus gastos.
A crítica aponta para uma doença que começou a se desenvolver ainda quando ela era criança, ao entrar em contato com mulheres extremamente consumistas. Se você é dessas que não se controla na hora de passar o cartão de crédito, vale muito a pena aprender com as lições deste filme sobre consumismo.
2 – Wall-E
Que tal refletir sobre a quantidade de lixo que o consumismo provoca no mundo? Wall-E é um filme que dá para ser assistido pela família inteira, já que provoca reflexões poderosas tanto em adultos quanto em crianças.
Nosso país é o 4o maior produtor de lixos plásticos do mundo inteiro, sabia disso? Produzimos 1,52 toneladas de lixo toda semana. Neste filme, o mundo fica completamente inabitável de tanto lixo, o que leva os humanos a viverem no espaço, dentro de naves gigantes.
O personagem principal é o pequeno robô Wall-E, que ainda mora no planeta Terra. A sua principal atividade é compactar o lixo ali presente.
3 – Na Natureza Selvagem
Este filme conta a história de um jovem rico que não se identifica com a vida de luxos da sua família. Christopher, o personagem principal, deixa tudo para trás e foge de casa levando somente uma mochila nas costas.
Sem se importar com bens materiais, o jovem adulto sai em busca de autoconhecimento, frustrado com a sociedade completamente capitalista. Durante o filme, somos convidados a repensar o nosso relacionamento com o dinheiro e sobre o que, de fato, importa na vida.
4 – Clube da luta
Este filme é antigo, mas não fica velho nunca. Ele é uma crítica pura a respeito do consumismo e do capitalismo. Dentre as narrativas, estão frases motivacionais para deixar claro que não somos definidos pelo nosso emprego, tampouco pelo dinheiro que temos.
O consumo excessivo preenche diversos vazios em muita gente. É isso que poderemos observar neste filme clássico sobre consumismo!
5 – A história das coisas
Nesta série-documentário disponível na Netflix, é possível saber a história das coisas, como o próprio nome já diz. Um dos episódios da série é justamente sobre consumismo.
Nele, fica claro o quanto o consumismo exacerbado impacta negativamente no meio ambiente, situação que só piora com o passar dos anos. A cada dia, uma infinidade de resíduos tóxicos são despejados na natureza, o que afeta não somente o meio ambiente, como a nossa saúde de forma geral.
6 – O preço do amanhã
Este longa-metragem, estrelado pelo famoso cantor Justin Timberlake, conta a história de uma sociedade onde as pessoas só vivem até os 25 anos de idade. Depois disso, a sua vida depende da maior moeda de troca que existe: o tempo.
No filme, tempo, literalmente, é dinheiro! Existe um relógio na pele das pessoas, que está sempre em contagem regressiva. Ele expressa o tempo, ou seja, o dinheiro que o personagem ainda tem. E se esse “tempo” zerar, ele morre.
A reflexão é justamente essa: tempo é dinheiro. As críticas estão concentradas na desigualdade entre classes sociais.
7 – O custo verdadeiro

Sabe os produtos que você compra por preços muito, mas muito baixos mesmo? O Custo Verdadeiro nos revela o que existe por trás de roupas com preços extremamente baratos!
Em outras palavras, você vai ficar por dentro da indústria fast fashion e entender as condições vivenciadas pelas pessoas que trabalham para que esses itens sejam comercializados por tão pouco.
Hora de maratonar! Então, pega a pipoca e se joga no sofá! Não esquece de contar pra gente quais foram os seus filmes sobre consumismo favoritos, combinado? Aproveite, ainda, para conferir nossa lista com filmes imperdíveis sobre Finanças!
