Planejamento Financeiro Familiar – 5 dias para começar

Veja como planejar o orçamento da sua família e conquistar uma vida financeira mais leve

Nem sempre é fácil fazer com que todas as nossas contas estejam em dia. Mas isso não significa que não exista uma maneira de tornar isso uma realidade.

Pensando nesta fato, queremos que você aprenda, a partir deste artigo, a como realizar um bom planejamento financeiro familiar. Aprender a, de fato, organizar o seu orçamento.

Isso poderá te ajudar a diminuir os seus gastos, guardar mais dinheiro e investir! Assim, poderá desfrutar de uma vida financeira mais saudável, sem dores de cabeça.

É isso que você procura? Então está no lugar certo. Venha conosco na leitura completa deste artigo e aprenda a criar um orçamento financeiro familiar perfeito para você.

Planejamento Financeiro Familiar – O que é isso?

Um planejamento financeiro familiar nada mais é do que um planejamento financeiro normal, porém, voltado para o controle de gastos de uma família inteira.

Neste tipo de planejamento estão todas as despesas que a família tem. Como por exemplo, aluguel, água, feira, escola, conta de luz, férias – resumidamente, é a porcentagem do seu salário que será utilizada para arcar com despesas familiares.

Nele, todas as despesas são anotadas. Aliás, anotar tudo é na verdade a primeira dica, o primeiro passo para um planejamento financeiro familiar perfeito.

Por que planejar o seu orçamento familiar?

Quando a gente se planeja e organiza os nossos gastos com antecedência, construímos para nós – e consequentemente, para a nossa família- um futuro financeiro confortável.

Com ele, podemos ver de fato para onde o dinheiro está indo, quanto está sendo utilizado, etc. Dessa forma, fica mais fácil alcançar os objetivos familiares, como uma viagem ou uma festa de aniversário, por exemplo.

As contas, é claro, devem ser coniventes com o que a família produz. Para não passar aperto, as vezes é necessário cortar uma ou outra despesa! E isso só será identificado caso haja o planejamento.

Quem deixa pra se preocupar com isso quando entra no vermelho pode acabar se afundando ainda mais. Portanto, é importante que você comece a planejar o financeiro da sua família o quanto antes.

6 dicas para um bom Planejamento Financeiro Familiar

1 – Defina metas e objetivos

Seguir um plano de orçamento fica muito mais difícil quanto não temos metas e objetivos bem definidos.  É preciso saber para onde se está indo.

Uma família que não sabe onde quer chegar acaba chegando em qualquer lugar – e nem sempre será um lugar bom. Portanto, tenha metas e objetivos claros.

Se você e a sua família querem realizar uma viagem, será necessário identificar quais gastos serão cortados em prol disso. Além disso, é importante modificar comportamentos

2 – Anote todos os gastos

Saber exatamente quanto se gasta por mês é o passo principal para fazer um planejamento financeiro familiar. Só assim você vai saber qual gasto cortar, por exemplo.

Defina quais são os gastos mensais fixos e variáveis. É mapeando os gatos e definindo quanto dinheiro estará disponível que se começa a montar o orçamento de família.

3 – Anote também as receitas

Assim como é importante saber quanto dinheiro sai, é imprescindível saber quanto entra. O valor da contribuição de todos os membros deve estar no total.

Dessa forma, é possível saber quanto cada um pode disponibilizar para as contas de casa.

4 – Defina o orçamento da família

A primeira regra de todo e qualquer tipo de orçamento, seja ele familiar ou não, é uma só: nunca gastar mais do que se ganha.

Se a sua sua família já respeita essa regra, é bem provável que esteja sobrando dinheiro no fim do mês. Essa grana deve ser investida em algo que lhes dê retornos financeiros, ou guardada para um objetivo em comum.

5 – Envolva todos os membros da família

Todos os membros da família devem estar inclusos no planejamento, até mesmo as crianças. A conversa sobre dinheiro começa em casa, o que deve se tornar em uma oportunidade de começar a ensinar aos seus filhos sobre educação financeira.

Deste momento em diante, qualquer decisão que mexa no orçamento da família deverá ser tomada entre todos! Por mais simples que ela seja.

6 – Disciplina em primeiro lugar

Ninguém disse que seria fácil. Mas é claro que é possível. Para que o seu planejamento financeiro familiar funcione, é preciso que todos os envolvidos estejam comprometidos com a disciplina.

Como todos os envolvidos podem fazer cobranças, isso pode ajudar vocês a não sair tanto do trilho! E deve ser assim: um cuidando do outro, sempre. Isso é família, não é verdade?

No final, o mais importante é atingir o objetivo que vocês todos têm em comum.

Em Alta

Aguarde…

0