O Brasil é um país ocupado por empreendedores! Atualmente, muita gente tem o próprio negócio. As buscas a respeito de como registrar uma marca, consequentemente aumentaram! Afinal de contas, você sabe porque registrar a sua marca é importante?
Se você abriu o seu negócio e não sabe como registrar a sus marca ou logotipo, não pule este artigo. Vamos te mostrar como fazer isso. O procedimento é um pouco complexo, porém, extremamente necessário para proteger o seu negócio.
Além de te guiar pelo registro da sua marca, iremos revelar a importância de fazer isto. Queremos te mostrar, também, como proteger a credibilidade do seu negócio e logo marca. Afinal de contas, o seu nome é o seu cartão de visitas.
Preparado para dar um dos passo mais importantes da trajetória da sua empresa? Então venha conosco na leitura deste artigo até o final para saber como realizar este procedimento complexo, porém indispensável.
Por que devo registrar minha marca?

O registro de marca é fundamental para proteger os dados de uma empresa. Além disso, ele evita que outras pessoas se aproveitem da sua marca, obtendo lucros em cima dela.
É por isso que registrar a marca do seu negócio é tão importante. Mais do que isso, essencial, pois evita que a identidade do seu negócio – que começa pelo nome – seja utilizado por outras pessoas.
Clientes reconhecem um negócio por seu nome e logotipo. Logo, quem deseja fazer da própria empresa um sucesso – imaginamos que todos – deve registrar a sus marca devidamente! Escolha um nome original, que remeta ao seu nicho e atraia pessoas de maneira rápida.
O registro de marca garante credibilidade para a empresa. Além disso, garante tambémm a consolidação do seu negócio junto com seu público alvo. Logo, ele serve para autenticar assinatura da sua marca no mercado e agregar valor aos seus produtos e/ou serviços.
Registro de marca: permanência no mercado
As marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a revista Forbes, são a Apple a o Google. Em seguida, estão empresas como Facebook, Amazon e Microsoft.
Com certeza você consome ou ao menos já ouviu falar bastante sobre essas empresas. Viu como os seus nomes são importantes? É por eles, além de seus logotipos, que a gente reconhece essas marcas de primeira.
Registrar a sua marca é fundamental independentemente de qual for o segmento do seu negócio. Uma empresa devidamente registrada está protegida de qualquer imprevisto referente a sus marca.
Quando custa registrar uma marca?
Registrar uma marca requer documentação necessária e custos do processo. O responsável por essa cobrança é o INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Para saber os valores deste processo, basta acessar o site oficial do INPI. Lá, você poderá ver, com detalhes, quais serão os custos que você terá para registrar a marca do negócio.
Para pagar, tudo o que você precisa fazer é acessar o GRU, o guia de recolhimento da União. Os valores dependem do seguimento do negócio, assim como o tamanho da empresa.
Como o processo é um pouco complexo, muitos deixam de registrar a sua marca, o que pode dar muito prejuízo lá na frente – principalmente se o seu negócio der certo.
Não deixe de registrar a sus marca. Caso ache o procedimento muito complicado, busque empresas que prestam este serviço para você.
Passo a passo para registrar sua marca

Antes de mais nada, você deve fazer uma consulta no INPI para saber se já existe alguma marca com o mesmo registro. Com o sinal verde, você poderá fazer o seu cadastro na plataforma.
Cadastro feito? Você está liberado para pagar a taxa federal. Ela estará na GRU, a Guia de Recolhimento da União. Cuidado com o preenchimento errado de informações: isso pode gerar multas e taxas.
Você poderá pagar pela GRU em qualquer banco. Ela não permite agendamento e o não pagamento interromperá o processo, obviamente. Confira a documentação:
- Comprovantes de atividade do seu negócio;
- Adequação da logomarca em JPEG.
Pedidos te registro de marcas nominativas não exigem envio de logomarca.
O próximo passo é preencher o formulário de pedido do registro da marca. Nele, você indicará a classe das atividades e/ou serviços que realiza. Lembre-se que preencher dados errados limitam proteção da marca.
Pronto! Feito Isso, já pode divulgar a sua marca por tudo quanto é lugar. Se desejar mais informações, acesse o Guia Abrasivo de Marca, que está gratuitamente disponível no site oficial do INPI.
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