Para muitas pessoas, estudar é complicado. Por isso, é importante lançar mão de técnicas que possam ajudar na melhoria dos resultados. Por esse motivo, no artigo de hoje, você vai conhecer 6 técnicas de estudo infalíveis.
Assimilar o conteúdo completo é a principal preocupação de qualquer estudante. No entanto, muitos não sabem que isso requer estratégia e muita preparação.
O mais importante, neste caso, é utilizar estas técnicas! Elas têm a capacidade de aumentar o seu nível de produtividade, além de poupar muito do seu tempo! Isso é mais importante ainda do que ter muito ou pouco tempo para estudar, sabia?
Para conhecer as 6 técnicas de estudo que, com certeza, irão aprimorar o seu desempenho, não saia daí. Venha conosco na leitura deste artigo até o final.
1 – Organize bem o seu espaço

Que tal começar organizando o local onde você vai estudar? Quem deseja ter um melhor resultado com estudos necessita de um ambiente organizado.
Fazer isso é gerir melhor o próprio tempo. Quem diminui as distrações mantém o foco! Por isso, manter o ambiente de estudos limpo e sem bagunça vai fazer muita diferença.
Antes de organizar, no entanto, é importante que você saiba tudo o que vai estudar e determine um tempo para cada assunto, priorizando o mais importante. Por perto, mantenha suprimentos como água e lanches, para não precisar ficar interrompendo os estudos.
2 – Faça resumos
Resumos são textos que contém todas as principais ideias de um determinado conteúdo, mas em um texto mais curto. Quem resume, revisa, e quem revisa, fixa o conteúdo muito melhor! Escreva textos simples, com as suas próprias palavras.
Um resumo eficiente contém os principais tópicos do assunto de maneira objetiva. Ele também conta com anotações mais simples a respeito de termos mais complexos.
Use a sua criatividade e lance mão de cores e post-its para lembrar dos tópicos mais importantes. Quando você lê o seu resumo, está passando pelo conteúdo uma terceira vez. Isso ajuda a fixar!
3 – Crie mapas mentais
Eficientes, os mapas mentais são como resumos, mas ainda mais enxutos. Em suma, você deverá ciar diagramas com palavras-chaves, setas e até mesmo imagens, caso ache necessário.
Nele, estarão os principais tópicos do assunto que você está estudando. Use e abuse da sua criatividade! Faça como indicamos nos resumos: utilize canetas de cores diferentes e bilhetinhos. Existem também opções online, em aplicativos para tablets e computador.
Mapas mentais bem elaborados nos ajudam a fixar melhor o conteúdo. Além disso, você poderá desenvolver melhor a sua memória fotográfica, lembrando-se dos tópicos e assuntos importantes.
4 – Faça auto-explicações
Nesta técnica, o estudante deve explicar para si mesmo, um amigo ou até para o espelho, temas mais abstratos, mas com suas próprias palavras. Ela é ideal para quando um tema contém termos mais científicos ou complexos, por exemplo.
Este hábito, quando incorporado à sua rotina de estudos, pode te ajudar a melhorar o seu nível de aprendizagem! Ao fazer pequenas explicações de frente ao espelho, você dominará os conteúdos e estará capacitado a responder possíveis questões.
Além disso, a técnica pode nos ajudar com comunicação e oratória!
5 – Invista nas releituras
Quem relê, memoriza os conteúdos melhor! A técnica é considerada uma das mais importantes para quem quer aprimorar os resultados dos estudos.
É que reler faz com que você retorne diversas vezes ao conteúdo, e sempre com um novo olhar ou ideia. Reler também vai te colocar cara a cara com algum trecho do texto que possa ter passado despercebido.
Reler também nos ajuda e memorizar os conteúdos e é mais eficaz do que apenas passar os olhos em trechos sublinhados. É muito importante praticar a releitura se você deseja ter bons resultados.
Aqui, o objetivo é conseguir internalizar o máximo de informações que conseguir! Anote todas as palavras-chaves para organizar os principais temas em tópicos.
6 – Divida o tempo

Estudar melhor requer gestão de tempo! Portanto, divida os horários dos seus estudos para não passar longos períodos sentado na cadeira.
Quando dividimos o tempo e estudamos em frações, não ficamos tão cansados. Estudar diariamente por si só, é uma tarefa árdua que requer muito esforço.
É importante dar um tempo para o seu cérebro repousar. Afinal de contas, para absorver qualquer conteúdo, é preciso estar com a mente relaxada.
Se você tiver um longo período de tempo para estudar por dia, fracione-o. Faça pequenas pausas para que a sua mente fique tranquila e retorne ao esforço renovada.
O que você achou deste artigo? Conta pra gente, nos comentários, se você já conhecia alguma dessas técnicas e se pretende colocar alguma delas em prática.
Se este artigo te ajudou, ele também pode ajudar os seus amigos e familiares. Dica boa é dica compartilhada! Portanto, não deixe de publicar este artigo nas suas redes sociais!
