LCI e LCA: Por que os iniciantes começam por eles?

Saiba por que as Letras de Crédito Imobiliário e Agropecuário são os investimentos mais populares entre iniciantes

Alguém já te falou que investir é complicado? Apesar de popular, a crença de que investir é perigoso ainda assusta muita gente. Por este motivo, a maioria dos iniciantes começa aplicando em LCI e LCA, investimentos famosos por proporcionarem segurança.

O mercado financeiro pode ser repleto de gráficos e siglas, mas se engana quem acha que é tão difícil assim entendê-los. Quem deseja começar precisa abrir a mente e esquecer as crenças antigas sobre investimentos. A verdade é que investir é bem mais simples do que se supõe!

Dar o seu primeiro passo, aplicando em títulos de renda fixa, como LCI e LCA é, na verdade, bem simples. Por outro lado, não significa que você não precise ir atrás de conhecimento.

Antes de mais nada, é preciso entender a respeito das diversas modalidades de investimentos e saber qual é o seu perfil. Não podemos esquecer que traçar um objetivo é igualmente importante. Nesta leitura, entenda os motivos que tornaram do LCI e LCA os investimentos mais comuns entre os investidores.

O que são LCI e LCA?

LCI são Letras de Crédito Imobiliário. Já LCA são Letras de Crédito do Agronegócio. Ambos são investimentos de renda fixa. Esse tipo de aplicação tem remuneração fixa, pós fixado ou pré-fixado.

Quando prefixado, o investidor já sabe quanto ganhará com a aplicação. Quando pós-fixado, a remuneração depende de indicadores financeiros (como o CDI) e quando híbrido, garante um pouco de cada tipo de remuneração.

Esses títulos são emitidos por instituições financeiras. A grana do investidor é utilizada pelos setores imobiliário e agropecuário.

Segurança: uma grande vantagem

Por ter passado a vida ouvindo mitos a respeito dos investimentos, o novo investidor sente medo. Demora um pouco até que ele adquira confiança e entenda que o mercado financeiro é, na verdade, diferente do que ele tinha em mente.

Uma das grandes vantagens de investimentos como LCI e LCA é a segurança que eles proporcionam. Eles são emitidos apenas por instituições financeiras sérias, sólidas e reputação irrefutável.

O Fundo Garantidor de Crédito, ou FGC, cobre estes investimentos. O órgão assegura até R$ 250 mil por CPF! O medo dos iniciantes é entendível. Afinal de contas, o seu dinheiro foi fruto de esforço.

Por isso, ter este cuidado é muito importante – especialmente na hora de saber com quais empresas se relacionar.

Quem investe em LCI e LCA não paga taxas

A grana que você “empresta” aos mercados imobiliário e agropecuário trazem inúmeros benefícios para a sociedade. É por isso que estes investimentos recebem incentivos do governo.

Logo, quem investe em LCI e LCA não precisa pagar imposto de renda sobre a aplicação! Todo o seu lucro (rentabilidade) é somente seu, para fazer o que bem quiser entender.

Digamos que o banco decide liberar recursos para custear uma safra de cana-de-açúcar, certo? Dado o impacto positivo que isso causa na sociedade, faz todo o sentido buscar mais investimento.

LCI e LCA garantem bons retornos

Como você já sabe, estes investimentos são isentos da cobrança de impostos. Por causa disso, eles rendem mais do que outros títulos de renda fixa, como CDB, por exemplo.

Lembre-se: quanto mais você investir, melhor será o retorno. Muito ente subestima a importância de poupar uma boa parte do seu dinheiro.

Não cometa esse erro de iniciantes. Para ter uma boa rentabilidade, é preciso estar sempre aumentando o seu montante. Para isso, não podemos gastar tudo o que ganhamos. É preciso poupar!

Como investir em LCI e LCA?

Investir nestes títulos é muito simples. Para ficar ainda mais fácil, preparamos um passo a passo bem explicadinho. Confira abaixo!

1 – Escolha um banco ou corretora de valores

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar uma corretora de valores ou banco que ofereça LCI e LCA como opção de investimento.  Sempre analise os produtos e fique de olho na rentabilidade;

2 – Mande o dinheiro para a conta na corretora ou banco

Depois que você a sua conta no banco ou corretora, transfira a quantia que você deseja investir pra lá

3 – Escolha o título

Na hora de escolher o seu investimento, você encontrará diversas opções de títulos diferentes uns dos outros. Antes de decidir qual comprar, faça, a si mesmo, as seguintes perguntas: quando quero que meu dinheiro renda? Qual meu objetivo? Em quanto tempo desejo atingi-lo? Por qual motivo estou investindo?

4 – Invista

Com a grana na conta da corretora ou banco, finalize a compra do título LCI ou LCA, ou ambos. Escolha o valor da aplicação e pronto! O resto fica sob a responsabilidade da instituição.

Agora que você já conhece investimentos como LCI e LCA, vai dizer que não ficou com mais um pouco de coragem para dar o próximo passo? Apostamos que sim!

Conta pra gente nos comentários: quais medos já te impediram de começar a investir? Não esquece de compartilhar o artigo com os seus amigos e familiares!

Em Alta

Aguarde…

0